Quem tem direito ao Bolsa Família 2019

Quem tem direito ao Bolsa Família 2019? Se você não sabe essa resposta, precisa conferir abaixo as regras para receber esse benefício. O benefício foi criado para reduzir a pobreza no Brasil distribuindo renda para brasileiros de baixa renda. Mas é importante ficar atento às regras do benefício, sobre quem tem direito ao bolsa família 2019, e como se cadastrar nesse programa.

Embora o Brasil represente uma das maiores economias do mundo, inúmeros brasileiros, devido à má distribuição da riqueza do país, vivem na miséria, sem o necessário até mesmo para a sua alimentação diária. Foi visualizando este cenário que foram elaborados os primeiros programas sociais do Estado, dos quais se destaca o Bolsa Família 2019. Se você tem interesse em participar do programa, confira a seguir quem tem direito ao Bolsa Família 2019.

Esse benefício, que tem como intuito oferecer melhores condições de vida à população carente, pontua-se por garantir um auxílio financeiro mensal a certos indivíduos, o que o torna bastante relevante no cenário do país. Assim, considerando essa significância, a seguir serão detalhados alguns detalhes sobre esse programa.

Quem tem direito ao Bolsa Família 2019
Quem tem direito ao Bolsa Família 2019

Quem tem direito ao Bolsa Família?

Como elucidado anteriormente, o Bolsa Família tem como único objetivo auxiliar aqueles brasileiros de baixa renda, de maneira que estes possam ascender, pelo menos um pouco, economicamente, com o valor do bolsa familia 2019.

Dessa forma, não são quaisquer indivíduos que têm acesso ao benefício, quem tem direito ao Bolsa Família deve atender ao requisito de se classificar na extrema pobreza ou na pobreza para que possa usufruir do programa – são considerados cidadãos nestas categorias aqueles que possuem uma renda mensal de R$170,00 por integrante do grupo familiar.

Bolsa Família 2019
Bolsa Família 2019

Critérios para receber o Bolsa Família

Critérios para receber o Bolsa Família 2019Além da condição anterior, foram determinados outros critérios a serem seguidos por quem deseja ser favorecido pelo Bolsa Família ou manter o seu auxílio; são eles:

  • Estar, juntamente ao restante da sua família, inscrito no Cadastro Único – o qual é um registro que reúne todas as informações dos beneficiados;
  • Assegurar que as crianças de 06 a 15 anos e os adolescentes maiores de 15 tenham, respectivamente, uma frequência mínima de 85% e de 75% na escola;
  • Assegurar que os pertencentes do núcleo amparado recebam assistência médica regular e apropriada – o que inclui manter atualizada a carteirinha de vacinação das crianças de 0 a 07 anos e garantir que as grávidas da família façam todas as consultas de pré-natal recomendadas pelo MS (Ministério da Saúde);
  • Participar ativamente dos programas e das reuniões que se relacionam ao Bolsa Família.

Quem tem carteira assinada pode receber o Bolsa Família?

Apesar de muitos não saberem disto, é possível receber o benefício do Bolsa Família mesmo que o titular ou algum dos demais membros da casa tenha a carteira assinada, desde que o ganho per capita não ultrapasse os R$170,00.

Quem tem carteira assinada pode receber o Bolsa Família

Saiba quais as datas de pagamento do Calendário Bolsa Família, divulgadas pela Caixa Econômica Federal.


Beneficiários que tiveram a sua renda aumentada

Muitos favorecidos pelo Bolsa Família têm dúvidas quanto ao que fazer quando possuem a sua renda aumentada para além do valor determinado. Para isto, há duas possibilidades legais.

  • A primeira é a de que o indivíduo continue ganhando o auxílio por mais dois anos, pela regra de permanência – que exige apenas que o rendimento mensal por pessoa não transponha o montante de meio salário mínimo e que o auxiliado atualize voluntariamente os seus dados do Cadastro Único;
  • Já a segunda consiste em optar pelo desligamento voluntário do programa, o que assegura ao ex-beneficiário a possibilidade de se tornar novamente, sem muitos trâmites, um dos favorecidos pelo auxílio, caso a sua renda volte a ser escassa.

Outros dados sobre o Bolsa Família 2019

Vale ressaltar que, além do Bolsa Família, existem diversos outros programas sociais que visam ajudar os necessitados a quebrarem o ciclo da pobreza. Assim, é sempre interessante conversar com os agentes comunitários do seu bairro, para que eles possam lhe informar as possibilidades existentes para o seu perfil e encaminhá-lo, caso preciso, aos órgãos governamentais adequados.

Não perca o direito a esse benefício: Confira quais são as datas da tabela do Bolsa Família 2019, e veja como sacar seu benefício.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *